Páginas

quinta-feira, 30 de julho de 2015

A Volta está de volta!


A Volta a Portugal está de volta a Macedo de Cavaleiros! A 77ª Edição da prova passará duas vezes no concelho Macedense e trará com certeza muitas alegrias ao público adepto da modalidade. Mais um motivo para nos orgulharmos no nosso concelho.
É indiscutível que a Volta a Portugal é, para além dos campeonatos de futebol, a prova desportiva mais seguida pelos portugueses que durante mais de uma semana concentram esforços para observarem, etapa a etapa, o evoluir da mítica prova. É também indiscutível o mediatismo que esta prova traz aos locais por onde passa. É notória a consagração de locais como a Senhora da Graça e a subida do Alto da Torre, locais eternizados nesta prova e com grande potencial para o desenvolvimento desta modalidade. O aparecimento de Macedo de Cavaleiros nesta prova é, por isso, de grande valor.
Mas o concelho, bem à sua medida, não se fica pelo mero aparecimento já que é duplamente um lugar fundamental e de relevo para a prova-rainha do Ciclismo nacional. Na primeira etapa, de hoje, Macedo apresenta uma meta-volante e uma classificação de montanha de 2ª Categoria, que poderá ser importante para os ciclistas que quiserem discutir a classificação por pontos e da montanha, respectivamente. Amanhã, teremos o nosso auge, com a partida para a 2ª Etapa da Volta que decorrerá até Montalegre. Mais um grande momento de imenso mediatismo para a cidade, o seu concelho e para o impacto que poderá causar no Turismo local. Relembro que Macedo de Cavaleiros é, já há vários anos, palco da final do Campeonato Nacional de Voleibol de Praia e de outras competições internacionais da mesma modalidade. Factores únicos que levam o nosso concelho além-fronteiras e poderão (e deverão mesmo!) mostrar as riquezas do nosso património, das nossas gentes, da nossa hospitalidade.
Completam-se 18 anos desde a última passagem da Volta pelo concelho macedense. Nesse ano, um polaco, Zenon Jaskula, venceria a prova-rainha. Este ano esperam-se novos competidores, novos corredores que, para poderem lutar pela camisola amarela, terão que lutar por ela em terras transmontanas! Que venham os corredores! E as vitórias! E os "Força nas Canetas"! E venha a festa!
A Volta está de volta!

PS: Não poderia terminar esta crónica sem dar os parabéns ao Clube de Ciclismo de Macedo de Cavaleiros pelo despertar que está a causar no nosso concelho para a prática desta modalidade. Ao CCMC, o meu mais sincero agradecimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário